TOP DA BOLA

Dos campos para a glória

(Fotos: Zeno numa de suas entregas no Top da Bola Fernando Ribeiro/FCF)
(Fotos: Zeno numa de suas entregas no Top da Bola Fernando Ribeiro/FCF)

A Trajetória e o Impacto da Premiação "Top da Bola"


No cenário esportivo de Santa Catarina, a premiação "Top da Bola" se destaca como uma das mais importantes celebrações do futebol estadual. Criada por José Nazareno Vieira, carinhosamente conhecido como Zeno, a premiação surgiu como uma iniciativa para reconhecer e valorizar os melhores atletas, técnicos e árbitros do Campeonato Catarinense. Em uma recente entrevista, José Nazareno Vieira compartilhou detalhes sobre a criação, desafios e conquistas dessa premiada iniciativa.

Pode nos contar um pouco sobre você e seu envolvimento com o futebol em Santa Catarina?

"Além de atleta amador e depois técnico da modalidade de futebol de salão pela AD Colegial, Zeno sempre participou de atividades ligadas ao futebol, principalmente no Avai Futebol Clube, do qual se tornou presidente na gestão de 1979/1980. Naquela época, o Avaí ainda mandava seus jogos no antigo estádio Adolfo Konder, região Central da Capital, onde hoje está o Beiramar Shopping"

Como surgiu a ideia para a premiação "Top da Bola"? O que o inspirou a criar essa iniciativa?

"O futebol catarinense nunca foi um alvo concreto da atuação comercial e institucional do Instituto Mapa, mas pude perceber que havia uma lacuna nesta modalidade em finalizar a principal competição de nível estadual com uma premiação consagradora aos principais protagonistas do espetáculo, os atletas. Uma reunião de trabalho com o Presidente da Acaert na época, Ranieri Bertoli, e com o jornalista Roberto Alves pode se dizer que serviu de pontapé inicial deste projeto. O Instituto Mapa já tinha algumas iniciativas em premiações que estavam consagradas, como o Top of Mind. Neste caso, foi criado um modelo adaptado para o nosso futebol."

Quais foram os principais desafios ao desenvolver e implementar a premiação? Como você os superou?

" Inicia um projeto inovador do zero, ou seja, ´arrancar ele do chão´, como se diz, sempre demanda um esforço maior. Era preciso criar as condições de suporte, buscar patrocínio para viabilizar o prêmio, então fomos ao mercado mostrar as características do projeto e ganhamos o apoio necessário para fazer o primeiro evento."

Qual é o principal objetivo da premiação "Top da Bola"? Como você espera que ela impacte o futebol catarinense?

"O projeto Top da Bola é uma realização do Instituto Mapa com apoio institucional da Federação Catarinense de Futebol e o patrocínio da Associação dos Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, ganhando o caráter de premiação oficial dos melhores do Campeonato Catarinense de Futebol. O evento ocorre todos os anos e premia os melhores jogadores, comissão técnica e arbitragem do Campeonato Catarinense, segundo votação de radialistas e jornalistas de Santa Catarina."

Como são definidos os critérios para os prêmios? Há uma comissão julgadora específica ou um processo de votação?

"Para viabilizar as escolhas, o Instituto Mapa conta com o fundamental apoio dos profissionais de imprensa que atuam nos órgãos de comunicação que acompanham o Campeonato Estadual de Futebol. Estes profissionais colaboram voluntariamente para o prêmio indicando por notas as performances dos destaques de cada rodada. O Instituto Mapa, através de sua equipe técnica, faz o processamento e divulga os resultados."

Como a premiação foi recebida pelos clubes e jogadores? Você já viu algum impacto positivo desde o início da iniciativa?

"Desde a primeira edição, o envolvimento e apoio dos clubes, mais adiante seu reconhecimento, tem sido fundamental para que o Top da Bola conquistasse o espaço merecido ao longo destes 20 anos de jornada. O mesmo podemos dizer dos nossos principais parceiros institucionais, A Federação Catarinense de Futebol e a Associação de Clubes de Santa Catarina, fundamentais para o sucesso desta iniciativa."

Pode compartilhar algum momento ou história memorável relacionada à premiação que tenha sido particularmente marcante para você?

"Foram vários momentos especiais, e podemos dizer que em diversos casos o Top da Bola serviu para destacar jogadores revelações e que mais adiante seguiram carreiras vencedoras inclusive no Exterior. Citamos o caso do atleta do Figueirense Futebol Clube, Roberto Firmino, destaque na premiação do Top da Bola em 2010 e que fez uma carreira brilhante no futebol europeu e agora atua na Arábia Saudita. Firmino também vestiu por várias vezes a camisa da seleção brasileira. Sua primeira consagração foi o prêmio Top da Bola."

Quais são os planos futuros para a premiação "Top da Bola"? Há alguma ideia ou expansão que você está considerando?

"Um projeto que alcança 20 anos de sucesso ajusta ao seu currículo a consagração e o reconhecimento. Ao mesmo tempo, associa a responsabilidade de continuar atrativo e conquistando seu merecido destaque no cenário esportivo catarinense. A cada ano, o Instituto Mapa promove análises e consultas para projetar a edição seguinte e, dentro do possível, aplicar inovações aos processos"

Que mensagem você gostaria de deixar para os jogadores, clubes e torcedores que participam da premiação?

"O Instituto Mapa dedica um enorme carinho e atenção ao projeto Top da Bola porque sabe da importância que os atletas e clubes dedicam a ele. Ser consagrado ao final de um campeonato estadual como destaque na sua posição garante um lugar especial na estante e um registro inesquecível para toda a carreira. Queremos reafirmar a importância desta premiação é o firme propósito de continuar a receber o apoio das entidades parceiras e dos cronistas esportivos, narradores, comentaristas, repórteres que fazem este prêmio acontecer todos os anos. Vida longa ao Top da Bola"

A premiação "Top da Bola" não apenas destaca os melhores do Campeonato Catarinense, mas também fortalece o cenário esportivo local, proporcionando reconhecimento e motivação para atletas e profissionais do futebol. A trajetória de Zeno e a evolução desta premiação são um testemunho do impacto positivo que a dedicação e a paixão pelo esporte podem ter na comunidade esportiva.


(Fotos: Fernando Ribeiro/FCF)
(Fotos: Fernando Ribeiro/FCF)