Os Clubes e os Avanços do Futebol Catarinense

"Com ações coordenadas pela Associação, os clubes de futebol profissional de Santa Catarina tornaram-se protagonistas em relação às melhorias do nosso futebol. Unidos e cooperando com a Federação, conquistamos em conjunto avanços relevantes no Campeonato Estadual que acabou de encerrar.

Depois de quase 10 anos de proibição, a cerveja voltou aos estádios por meio de uma lei estadual moderna e que serve de referência para todo o país. Nenhum ato de violência generalizada motivado pelo consumo de cerveja ocorreu no campeonato catarinense. Os clubes trabalharam em conjunto com os comandos locais da Polícia Militar, e a segurança nos estádios foi plena, inclusive na grande final com quase 20.000 torcedores.

Incrementamos o investimento na garantia da integridade das partidas, ou seja, a manutenção do jogo limpo,  difundido pela FIFA. A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) manteve a empresa que realiza o monitoramento jogo a jogo quanto  a grave interferência de terceiros ligados a apostas esportivas, evitando e coibindo que a máfia de apostadores contamine os resultados de nossos jogos. 

Além disso, em 2018 voltaram os testes de controle de dopping ao Campeonato Catarinense. Esta ação, financiada pela SCCLUBES e CBF, possibilitou que todos os 10 clubes passassem por testes de controle  dedopagem durante a competição

Em parceira com a FCF e o sindicato dos árbitros, criamos em conjunto um inédito comitê comercial, responsável pelo desenvolvimento de plano comercial  e técnico integrado, gerando o crescimento em mais de 400% com a comercialização de propriedades do campeonato, além da aferição e mediçao da exposição das marcas dos patrocinadores.

Por fim, desenvolvemos plataforma inédita para transmissãoo dos jogos, por sistema de pay per vew pela internet, o FCPLAY.TV. Esta iniciativa foi abraçada por todos os clubes, FCF, Sindicatos dos Atletas e dos àrbitros. O FCPLAY revolucionou a forma de se assistir as partidas do campeonato, permitindo ao torcedor acompanhar seu clube do coração em qualquer parte de planeta. A plataforma ainda exige ajustes e melhorias, que serão implementadas durante o ano de 2018, visando sua consolidação nos próximos três anos.

Desde a final do ano passado até o último domingo em Chapecó, quando o Figueirense sagrou-se  campeão catarinense pela 18ª vez, os clubes trabalharam bastante e conquistaram muitas outras vitórias. Foi um ano de muito empenho, cooperação e execução de idéias. Avançamos bastante, mas também sabemos que temos muito caminho pela frente. Vida longa ao futebol catarinense!"

Luiz Henrique Martins Ribeiro -  Ex-Presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina