SCClubes participa de evento sobre a lei que vai transformar o futebol brasileiro

13/07/2022

Advogados e gestores esportivos participam na próxima segunda-feira (18), às 18h30, no Faial Prime Suites, em Florianópolis, de evento que vai reunir especialistas para debater mudanças na legislação esportiva brasileira. Sancionada em agosto do ano passado, a Lei 14.193 permite que os clubes brasileiros se organizem como Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs).
Entre os painelistas está o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) e do Avaí FC, Júlio Cesar Heerdt. "A nossa Associação, fundada há 35 anos, sempre se fez presente nos debates e ações estratégicas sobre os rumos do nosso futebol e este é um deles, seguramente o mais importante dos últimos tempos, porque pode transformar o futebol brasileiro", ressalta Heerdt.
O advogado especializado em direito desportivo, Tullo Cavallazzi Filho, que também participa dos debates, segue a mesma linha. "Essa mudança significa o início de uma transformação no esporte brasileiro. A possibilidade de atração de investimentos, acompanhada da necessária profissionalização da gestão, por hora é uma questão até de sobrevivência para alguns times, mas no médio e no longo prazos vai colocar os clubes em outro patamar de competitividade", diz. Entre os painelistas, destaque também para o advogado Rodrigo Monteiro de Castro, co-autor da Lei da SAF.
A lei da SAF prevê mudanças na forma de tratamento tributário dos clubes e abre a possibilidade de captação de recursos junto a investidores, caminho seguido por times como o Botafogo e o Cruzeiro.
Promovido pela Câmara Italiana de Comércio de Santa Catarina, o Fórum de Atualidades do Direito Desportivo vai discutir, além da Lei da SAF, a possibilidade de recuperação judicial de clubes de futebol. Instrumento usado de forma mais comum por empresas, a recuperação judicial foi o caminho seguido por clubes como a Chapecoense, o Coritiba e Paraná Clube com o objetivo de recuperar as finanças.
O evento tem patrocínio do Faial Prime Suites, da JB3 Investimentos e da Conwert Gestão Empresarial, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/sociedade-anonima-do-futebol-e-recuperacao-judicial-de-clubes-de-futebol/1635613


PROGRAMAÇÃO
Abertura – 18h30min
SAF e Recuperação Judicial de Clubes de Futebol
Tullo Cavallazzi Filho - Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo e presidente da CCIESC
Guilherme Caputo Bastos - Ministro do TST e Presidente do Conselho da ANDD
Wanderley Godoy Júnior - Desembargador Vice-Presidente do TRT12
Júlio Cesar Heerdt - Presidente da SC Clubes - Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
Fernando Cascaes - Secretário Geral CCIESC e Advogado

19h PAINEL - Sociedade Anônima do Futebol – SAF
Rodrigo R.Monteiro de Castro - Advogado e Co-autor da Lei da SAF
Tullo Cavallazzi Filho - Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo e presidente da CCIESC
Lucas Ottoni - Advogado e Gestor de Clubes de Futebol

20h - PAINEL - Recuperação Judicial de Clubes de Futebol
Marcos Andrey de Souza - Prof. Dr. PUC/SP
Gabriel Gehres - Advogado e professor em recuperação judicial
Andrei Cota - Sócio-fundador da Conwert Gestão Empresarial, consultoria especializada
em reestruturação empresarial


Notícia enviada por: Paulo em 13/07/2022