Relembre os clubes catarinenses na libertadores

06/02/2024

Hoje (06), a Copa Libertadores da América de 2024 tem seu início, com a fase qualificatória para a competição. O maior campeonato da América já contou com três participações de times catarinenses. A chapecoense disputou o torneio em 2017 e 2018, enquanto o Criciúma disputou em 1992. Confira abaixo a trajetória completa dos clubes:



Chapecoense -2017


A Chape conquistou sua vaga na competição após o heroico título da Copa Sul-Americana de 2016. O campeão deste torneio garante uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano seguinte. A chapecoense caiu em um grupo com Lanús, da Argentina (que foi vice campeão desta edição), Nacional, do Uruguai e Zulia, da Venezuela. Na fase de grupos, a Chape venceu duas vezes o Zulia e empatou com o Nacional, tricampeão da libertadores. Os sete pontos somados fizeram com que a Chapecoense terminasse em terceiro colocado em seu grupo. Mesmo que não tenha sido o suficiente para avançar para as oitavas de final da competição, a Chape terminou como terceira colocada da fase de grupos, se classificando para a Copa Sul-americana do mesmo ano.



Chapecoense - 2018


Participando pela sua segunda vez seguida, a Chapecoense se tornou o único clube catarinense a participar mais de uma vez na competição. Após terminar o brasileirão na oitava colocação em 2017, a Chape conquistou a vaga para a fase preliminar da Libertadores de 2018. Infelizmente, a chape não conseguiu avançar para a fase de grupos, sendo eliminada pelo Nacional na fase preliminar da competição.



Criciúma - 1992


O tigre conquistou sua classificação após o título da Copa do Brasil de 1991. Na fase de grupos, encarou o São Paulo, campeão daquela edição, e Bolívar e San José, ambos da Bolívia. O Criciúma passou em primeiro lugar do grupo, com nove pontos e quatro vitórias, incluindo uma memorável goleada por 3x0 em cima do São Paulo. Nas oitavas de finais, o Tigre enfrentou o Sporting Cristal, do Peru. Venceu a primeira partida, fora de casa, por 2x1 e carimbou a classificação vencendo os peruanos por 3x2 no Estádio Heriberto Hülse. Já nas quartas de finais, o tigre reencontrou o São Paulo. No jogo de ida, foi derrotado, fora de casa, por 1x0. Já no Heriberto Hülse, conquistou um empate em 1x1, dando adeus a competição pelo placar agregado.





Foto: Nelson Almeida/AFP


Notícia enviada por: SCPress em 06/02/2024