Profissionais de licenciamento dos clubes de SC se reúnem na Associação

04/08/2015

A sede da SCCLUBES, em Florianópolis, foi palco nesta terça-feira da reunião dos responsáveis pelos setores de licenciamento dos clubes de futebol profissional de Santa Catarina. Na pauta, a reativação do projeto Futmarcas e o planejamento de ações para potencializar as vendas de produtos licenciados dos clubes. Participaram da reunião os representantes do Avaí (Bruno Koerich de Paula e Jorge Daux Neto), Figueirense (Erik Dias), Chapecoense (Clarissa Soletti), Criciúma (Viviani Olímpio) e Internacional de Lages (Otília Pagani).
Os assessores jurídicos da SCLUBES Sandro Barreto e da Federação Catarinense de Futebol Rodrigo Capella participaram do encontro para tratar, principalmente, das ações na área jurídica para evitar o comércio ilegal dos produtos de futebol. O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) também prestigiou a reunião, através do presidente Jair Schmitt e do secretário operacional Rogério Ribeiro. Uma das preocupações do Cecop é com o comércio ilegal de material esportivo em dias de jogo. Para evitar isso, Schmitt acredita que é fundamental parceria entre a FCF, SCCLUBES e o Tribunal de Justiça. "Outra ação importante é a realização de um convênio da nossa federação com outras federações estaduais, dando poder à entidade local para apreender produtos piratas de clubes de fora".
A comercialização de produtos licenciados de futebol é importante para os clubes, pois boa parte da renda vem da comercialização das camisas, bandeiras, canecas, presentes. Visando organizar essa área, a Associação criou em 2010 o projeto Futmarcas, com objetivo de unir forças nesta área, visando o crescimento dos clubes, o controle de produtos falsificados e o fortalecimento das marcas.
Se alguns anos atrás os clubes davam os primeiros passos na profissionalização do licenciamento, a realidade hoje é bem outra. Alguns clubes já têm setores específicos para tratar do tema. Durante a reunião, foi detalhado um sistema on-line para gestão de licenciamento, em que toda a interface entre as marcas e fornecedores são realizadas.
Nova reunião do grupo está prevista ainda para este mês.