O legado que Zunino deixa para o futebol catarinense

25/12/2014

A noite do dia 23 de dezembro de 2014 será marcada na história do Avaí e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) pela triste notícia da morte de João Nilson Zunino. Com 68 anos, o ex-presidente do Leão e da SCClubes é reconhecido como o maior diretor de futebol da história do Avaí e um dos maiores da história da entidade.

Zunino precedeu Wilfredo Brillinger na presidência da SCClubes. O atual presidente estava muito emocionado na despedida a Zunino:

- Foi um grande catarinense não só na área do futebol, mas também na área médica e empresarial. Mas, acima de tudo, foi um amigo meu. Tive o imenso prazer de conviver com ele assim que assumi a presidência do Figueirense. E junto com o Zunino procuramos fazer um trabalho fora de campo, que aproximasse os dois clubes, que beneficiasse o nosso futebol da Capital e ele prontamente abraçou a causa. A partir daí deixamos a rivalidade para dentro de campo, fora trabalhamos juntos. Aprendi muito com ele, fui o sucessor do Zunino na presidência da Associação de Clubes, indicado pelo próprio. Perde o esporte brasileiro, perde a medicina também. Foi um vitorioso em tudo que fez.

A torcida da Associação de Clubes e de Brillinger pela reabilitação de Zunino sempre existiu. No clássico de novembro de 2013, quando o Avaí derrotado pelo rival Figueirense por 4 a 0, uma faixa com as palavras "Força Zunino!" circulou no gramado da Ressacada desejando plena recuperação ao dirigente, que estava internado recuperando-se de uma cirurgia.

"A homenagem era dos atuais presidentes de clubes que integram a Associação, bem como os ex-presidentes da entidade", resumiu o presidente Brillinger, que iniciou a reunião dos presidentes de clubes, no dia 18 de outubro daquele ano, pedindo que todos os presidentes dessem as mãos e rezassem pela saúde de Zunino. Ainda em 2013, no dia 17 de dezembro, dia em que era assinado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Associação prestou homenagem ao ex-presidente entregando uma placa, agradecendo-o por tudo o que ele havia feito em prol do futebol catarinense.

LEGADO DE ZUNINO

Zunino foi presidente da SCClubes por duas gestões, entre 2009 e 2012. Ele trouxe para a entidade muitas das ações empreendidas no Leão. A principal, certamente, foi aproveitar todo o esforço feito até então pelos seus 15 antecessores e valorizar ainda mais a Associação. Uma dessas ações resultou no aumento da receita da entidade, oriunda, principalmente, da comercialização dos direitos de transmissão do nosso futebol.

Com esses recursos, a Associação passou a realizar uma série de mudanças para o bem dos clubes e do futebol catarinense, que foram completadas recentemente com a inauguração da nova sede e a estruturação administrativa da entidade. Isso sem falar que ele deixou a entidade no melhor momento do futebol catarinense até então, com sete clubes participando das quatro divisões da CBF, sendo cinco nas Séries A e B (só São Paulo tem mais representantes).

Nos quatro anos que passou à frente da SCClubes, Zunino implementou várias ações para valorizar as marcas dos clubes: lançou campanhas de combate à pirataria, acabando com os "varais" das camisas catarinenses nas imediações dos estádios; criou o Futmarcas para profissionalizar o licenciamento de produtos dos clubes; organizou a Feira de Produtos Oficiais do Clubes; e criou um percentual em cima dos recursos oriundos dos direitos de transmissão para investimento na qualificação da arbitragem catarinense.

Assista ao vídeo com o depoimento de Zunino sobre sua gestão na SCClubes: https://www.scclubes.com.br/video/4