Morre idealizador da SCCLUBES Waldomiro Schützler

02/10/2014

O ex-presidente do JEC Waldomiro Schützler foi o idealizador da criação da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), que, segundo o ex-presidente do Criciúma Moacir Fernandes (que participou da fundação da entidade em 1987), foi criada para moralizar o futebol catarinense. "E coube ao Waldomiro, por ser um presidente vitorioso e o mais experiente entre nós, ser o líder. Ele entendeu que havia necessidade de mudança e foi um dos 10 presidentes que assinaram a ata que criou a entidade. E foi ele também que levou esse documento à Federação", conta Moacir.

Natural de Campo Alegre, Waldomiro Schützler faleceu na tarde desta quarta-feira aos 82 anos de idade. Ele estava internado desde a última sexta-feira com problemas em vários órgãos. Foi presidente do JEC de 1976 a 1993 e, sob seu comando, o Joinville ganhou 10 títulos estaduais (entre 1976 e 1987). Embora tenha sido o idealizador da Associação, não foi o primeiro presidente eleito. Ele comandou a SCCLUBES em 1992.

"Waldomiro foi o grande presidente entre os presidentes de clube do futebol catarinense", afirma o atual presidente da SCCLUBES Wilfredo Brillinger. "E também foi um visionário e, atrás dele, veio uma legião de grandes dirigentes".

Para Brillinger, o futebol catarinense está atravessando o extraordinário momento atual graças a sua organização e, nesse quesito, tem enorme contribuição a entidade imaginada por Waldomiro e seus companheiros na época. "Santa Catarina tem uma associação que se destaca em nível nacional (pelo que se sabe, é a única no país) pela forma como participa da vida das agremiações. Criada em 1987, foi com ela que tivemos nossas maiores conquistas: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma; os sete anos seguidos do Figueirense na Série A; a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje. Atualmente, somos o segundo estado com maior número de representantes nas séries A e B – com cinco clubes – perdendo apenas para São Paulo. Ou seja, continuamos seguindo o legado deixado pelo Waldomiro, a quem muito o futebol catarinense deve agradecer."

Em 27 anos de história, a SCCLUBES já teve 15 presidentes. Destes, três já faleceram: além de Waldomiro Schützler, Manoel Simões De Moura (Marcílio Dias) e Miroel Makiolke Wolowsky (Figueirense). Nascida com a participação de 10 agremiações, hoje a Associação conta com 27 clubes profissionais afiliados.

O Presidente Wilfredo Brillinger e a diretoria da SCCLUBES externam os sinceros pêsames a sua família e à toda torcida do JEC por esta perda e anunciam uma homenagem ao ex-presidente Waldomiro Schützler na próxima reunião dos presidentes.

Veja o depoimento de Moacir Fernandes sobre Waldomiro Schütlzer no link https://www.scclubes.com.br/video/9