Guarani: um Bugre com 85 anos de história

15/02/2013

O Guarani completa 85 anos de história nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro. Durante a maior parte desse tempo, o Bugre desenvolveu apenas o futebol amador. Foi em 2000, sob a presidência de Amaro Jr., que o clube se profissionalizou. Suas duas maiores conquistas no futebol foram os títulos da Segunda Divisão de 2003 e 2012. Entre 2004 e 2008, o Bugre disputou a Primeira Divisão. Entre os dez clubes que participam da elite catarinense este ano, o Guarani só é mais jovem que Avaí e Figueirense.

Para comemorar o aniversário, a Diretoria do Bugre está planejando uma série de atividades nos próximos dias. Dentro dela está a partida deste domingo à tarde contra o Juventus, de Jaraguá do Sul; a apresentação do novo sistema de iluminação e um jogo festivo com a imprensa na noite de segunda-feira; e a apresentação do projeto do Guarani para a Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) na terça-feira.

NOVA ERA

Desde o dia 27 de novembro de 2012, quando foi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Deliberativo do Guarani, começou uma nova era para o Bugre, com a parceria entre o clube e a empresa PAR Esporte Ltda., de Renan Dal Zotto e Sávio Bortolini. Eles assumiram a gestão dos próximos 10 anos.

Três focos do projeto da parceria: o esportivo, o social e a geração de negócios. No futebol, são três objetivos para 2013: manutenção na 1ª Divisão; conquista da vaga para a Série D do Brasileirão; e a vaga para a Copa do Brasil.

Para poder participar do Campeonato Catarinense, houve a necessidade de investimentos no Renato Silveira. Mais de R$ 700 mil já foram utilizados para a transformação do estádio, com a construção de nova arquibancada, a cobertura da antiga, a recuperação do gramado e reforma completa dos vestiários, cabine de imprensa e camarotes.

PARCEIROS

Uma frente de trabalho intensa do clube é a busca de parceiros. Recentemente, o clube assinou contrato de patrocínio com o Hospital de Ortopedia e Traumatologia, Hortra, do empresário Leandro Estevo. O contrato é de um ano e, além de recursos financeiros, a parceria envolve ambulância, médico para dias de jogos do Guarani e material para os atletas.

Outros patrocinadores do clube são a AM Construção, Fanatic, Casas D'Água, Prefeitura Municipal de Palhoça e Unimed. E como apoiadores estão a Unisul e Jotur.