Futmarcas é registrada junto ao INPI
A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) recebeu no início da semana o registro da marca Futmarcas, projeto da entidade que trabalha para a evolução do setor de licenciamento das marcas dos clubes. O processo durou cerca de um ano e meio e foi liderado pela Catarinense Marcas e Patentes, de Criciúma, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
"Com o registro do Futmarcas em nome da Associação, agora a entidade terá direito para vender, franquear, alugar, enfim explorar a marca em todo o território nacional", explica Jaelson Serafim Nandi, da Catarinense, empresa que também trabalha com o registro de marcas do Criciúma. Nandi já protocolou, há cerca de um mês, o registro da marca SCCLUBES junto ao INPI.
A comercialização de produtos licenciados de futebol é importante para os clubes, pois boa parte da renda vem da comercialização das camisas, bandeiras, chaveiros, canecas e outros artigos. Visando a organizar o licenciamento de produtos dentro dos clubes, a SCCLUBES lançou em dezembro de 2010 o projeto Futmarcas, com objetivo de unir as forças do futebol catarinense em prol deste tema, visando o crescimento dos clubes, o controle de produtos falsificados e o fortalecimento de suas marcas.
O Futmarcas começou com cinco clubes e, atualmente, conta com dez agremiações: Criciúma, Avaí, Chapecoense, Joinville, Metropolitano, Brusque, Juventus, Camboriú, Figueirense e Inter de Lages – estes dois entraram em 2013.