Figueirense se une à Chapecoense na Série A de 2014

30/11/2013

Dos quatro clubes catarinenses que disputaram a Série B deste ano, dois estarão na Série A em 2014. O Figueirense conquistou a sua a vaga na tarde deste sábado, em Bragança Paulista, ao empatar com o Bragantino em um gol. O resultado foi suficiente, pois os times que disputavam a última vaga com o Furacão do Estreito (Ceará e Icasa) não venceram os seus jogos.

Embora a partida fosse disputada no interior de São Paulo, o Figueirense parecia jogar em casa. Cerca de quatro mil alvinegros invadiram Bragança e foram maioria no estádio. O Figueirense saiu na frente com gol de Everton Santos aos 28 minutos do primeiro tempo. O Bragantino empatou no segundo tempo, com o zagueiro Guilherme aos 29 do segundo tempo.

O empate garantiu a vaga ao Figueirense porque o JEC venceu o Ceará, em Fortaleza, por 3 a 0, e o Paraná derrotou o Icasa em Curitiba por 2 a 0.

PELOTÃO DE FRENTE

A torcida agora é pelo Criciúma, neste domingo, contra o São Paulo, no Heriberto Hulse. A vitória pode garantir o Tigre na Série A do Brasileirão de 2014. Se isso ocorrer, será a primeira vez na história do Brasileirão de pontos corridos que Santa Catarina colocará três representantes na elite do futebol brasileiro. Já temos dois garantidos: Figueirense e Chapecoense.

O crescimento constante e equilibrado no futebol profissional de SC nos últimos anos chama a atenção dos especialistas. Acostumado ao aparece-e-desaparece na Primeira Divisão do Brasileiro nas últimas décadas do século passado, a partir do Século XXI o estado entrou no ritmo do pelotão de frente e desde que o campeonato brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, em 2003, sempre teve representante na Série A. Tirando São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, é o único estado que sempre esteve presente na elite. Nem a redução de participantes para 20 clubes em 2006 tirou Santa Catarina do topo, que chegou até a ter dois times na elite: Figueirense e Avaí em 2011. Antes disso, em 2003 e 2004, já havia feito a dobradinha com Criciúma e Figueirense.

Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale destacar: a organização. Santa Catarina tem uma entidade que se destaca em nível nacional (é a única no país) pela forma como participa da vida das agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes). Criada em 1987, completou 26 anos de atuação em prol do fortalecimento dos clubes e, com ela, Santa Catarina apresenta suas maiores conquistas no futebol: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma, os sete anos seguidos do Figueirense na Série A, a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje, ficando à frente de equipes tradicionais.

Que venha 2014, o ano da Copa!

Foto: Jessé Giotti (Agência RBS)