Entidades catarinenses se unem em ação conjunta contra o racismo
Em prol do combate ao racismo, diversos órgãos e instituições que regem o futebol catarinense se juntaram na campanha "Cartão Vermelho para o Racismo". O evento de lançamento da campanha ocorreu hoje (10), às 15:00h, no Auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O evento foi uma ação conjunta entre o MPSC, SC CLUBES, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Clube Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Futebol (FCF), SINAFESC - Sindicato de Arbitros do Estado de Santa Catarina e o Sindicato dos Atletas de Futebol de Santa Catarina (SAPFSC).
O encontro teve como enfoque apresentar e debater estratégias de inclusão e igualdade racial, com enfoque no esporte e nos costumes. Discursos, painéis e outras ações abordaram temas como a representatividade, as políticas de punição para atos racistas e a promoção da diversidade nos clubes. A cerimônia também destacou a necessidade de ações contínuas para erradicar o racismo e fortalecer a cultura de respeito e inclusão. A ideia da ação, que contará com outros capítulos no futuro, é "dar um cartão vermelho" para a prática de racismo e injúria racial. Em dias de jogos dos times catarinenses, serão realizadas diversas ações para reforçar esta pauta.
Representantes dos principais órgãos gestores do futebol catarinense e do estado estiveram presentes no evento, como a Dra. Sônia Lamego (Presidente da Rotary Clube Florianópolis), Dr. José Ribeiro (membro do conselho de igualdade da OAB), Dr. Jadel da Silva Júnior (Promotor Titular da Quadragésima Promotoria de Justiça de Florianópolis), Cláudio Gomes (Secretário da FCF), Josiane Cristina do Santos (Assessora da Comissão de Igualdade Racial e Combate à intolerância Religiosa de Florianópolis) e Cleuse Soares (Representante da Sociedade Civil).
Estiveram presentes também os presidentes e representantes de clubes catarinenses, como Figueirense, Avaí, Marcílio Dias, Joinville, Inter de Lages e Brusque.
Após as falas dos representantes das instituições que encabeçam o projeto, foi assinado o termo de cooperação entre as entidades em apoio a esta causa.
#CartaoVermelhoParaoRaciscmo