Cresce receita da comercialização da marca dos clubes de SC

09/09/2013

É cada vez maior a participação dos recursos oriundos da comercialização das marcas na receita dos clubes catarinenses. Há cinco anos, eles quase não apareciam nas estatísticas. Hoje, são uma importante fonte de receita. No JEC, que vende seus produtos somente nas três lojas próprias que possui em Joinville, esta receita é responsável por 17% do faturamento total do clube, perdendo apenas para a verba oriunda dos 9,3 mil associados adimplentes e para os patrocínios no uniforme em placas de publicidade.

Nos outros clubes catarinenses que integram as Séries A e B do Brasileirão, esses números são aproximados. A dupla da Capital e o Criciúma, por trabalharem há mais tempo com o setor, já contabilizam receita fixa com o setor. Mas é a Chapecoense quem deve dar grandes passos em breve.

Segundo o diretor de Marketing do clube, Andrei Copetti, até o final do ano o Verdão do Oeste terá sua loja própria e poderá contabilizar melhor essa receita. "Hoje, a verba vinda do licenciamento é o quinto item de nossa receita e iremos crescer", garantiu ele, que falou sobre a força do marca no esporte, durante o Seminário realizado dentro da III Feira de Produtos Licenciados dos Clubes de Futebol de Santa Catarina, que está ocorrendo em Joinville até amanhã, no Centro de Convenções da Univille.

COMERCIALIZAR A PAIXÃO É MUITO DIFÍCIL

Na abertura da Feira, que reúne clubes catarinenses e fornecedores de material esportivo e licenciados, o presidente do JEC Nereu Martinelli fez um desabafo. "Comercializar o futebol é comercializar uma paixão. E comercializar a paixão é muito difícil, principalmente nas derrotas." Durante a abertura, ele o presidente da Associação de Clubes Wilfredo Brillinger homenagearam o presidente do Avaí João Nilson Zunino, que comandou os destinos da Associação por quatro anos e que foi o idealizador do Futmacas, projeto que criou a Feira e cuida do Licenciamento dos clubes.

A animação ficou por conta da visita que os jogadores do JEC Lima e Ivan fizeram à Feira, no final da tarde. Eles visitaram e tiraram fotos em todos os 20 estandes da feira e acabaram presenteados. Lima, que vai ser pai em breve, levou pra casa um kit bebê da Torcida Baby, empresa de São Paulo que produz roupas infantis para todos os clubes das Séries A e B do Brasileirão.