Conselho define Copa SC com treze clubes

13/08/2013

Definidos os moldes para a segunda maior competição de futebol profissional no estado: a Copa Santa Catarina. Na tarde desta segunda-feira, 12, na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, treze equipes confirmaram presença na competição que definirá o terceiro representante do estado na Copa do Brasil e o segundo na Série D. O torneio, que contará com Atlético de Ibirama, Caçador, Canoinhas, Concórdia, Guarani, Hercílio Luz, Imbituba, Joinville, Juventus, Marcílio Dias, Metropolitano, Porto e XV de Indaial terá início dia 13 de outubro e tem data prevista para terminar no dia 15 de dezembro.

As equipes serão divididas em três grupos de quatro equipes cada, com os dois melhores de cada grupo garantindo vaga na segunda fase. Nesta, haverá um mata-mata que definirá três classificados, que se juntam ao Joinville, formando um quadrangular final, onde quem somar mais pontos será o campeão. Os grupos foram definidos apenas pelo critério regional.

Essa será a maior Copa SC desde que voltou em 2006. A edição que teve o maior número de participantes foi em 2010, que também valia para a Copa do Brasil, contando inicialmente com dez participantes, caindo para nove com a desistência do Atlético de Ibirama. Nesse ano de 2013, não serão cobradas taxas de arbitragem nem de inscrição, participando pela primeira vez desde 2009, equipes da Divisão Especial.

Atualmente, Criciúma e Chapecoense estão garantidos na Copa do Brasil de 2014 como representantes da Federação Catarinense de Futebol (FCF), pois foram finalistas do estadual. Figueirense e Avaí entrarão pelo Ranking da CBF, podendo perder essa vaga, caso venham a jogar a Copa SC e porventura vençam o torneio. Com relação à Série D, a primeira vaga será do Estadual e a segunda da Copinha, isto é, caso um clube ganhe a vaga pelas duas competições, a vaga da Copa SC irá para o segundo colocado da mesma.

Grupos da Copa SC

Grupo A (Serra e Oeste): Caçador, Canoinhas, Concórdia e Porto

Grupo B (Vale e Nordeste): Atlético de Ibirama, Juventus, Metropolitano e XV de Indaial

Grupo C (Litoral): Guarani de Palhoça, Hercílio Luz, Imbituba e Marcílio Dias

Classificados para o Quadrangular: Joinville, mais os vencedores de cada mata-mata

Fontes: Futebol SC e FCF Foto: FCF