Clubes e investidores se reúnem para falar sobre SAF em Florianópolis

05/06/2023

Um seminário com as maiores autoridades nacionais na gestão do futebol foi realizado em Florianópolis na tarde desta segunda-feira (5) para falar sobre a "SAF e as ferramentas de Reestruturação Financeiras dos Clubes de Futebol". O evento na UFSC foi promovido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes).
Com a presença de Aproximadamente 100 participantes envolvendo presidentes e dirigentes de clubes e investidores, o encontro abordou temas atuais, como as recuperações extra e judicial, regime concentrado de execuções e a análise de nova decisão do Supremo Tribunal Federal. Além disso, o seminário também retratou sobre a importância da comunicação dos clubes com o público, interno e externo, para abraçar a gestão moderna e também a SAF.
O ex-vice presidente de finanças do Flamengo, Cláudio Pracownik, palestrou sobre a reestruturação financeira e a guinada do clube carioca. Além dele, estavam na linha de frente dos painéis Flávio Boson, desembargador federal do Tribunal Regional da 6ª Região, Patrick Pereira Lopes, da Alvarez & Marsal, Andrei Costa, da Conwert, Luiz Eduardo Peiter, da XP Investimentos, Rodolfo Riechert, do Grupo Genial, Rodrigo Rocha Monteiro de Castro e Thairo Arruda, diretor da SAF Botafogo e fundador da Matix Capital.
A Lei nº 14.193 de agosto de 2021, que institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), contribuiu para que os clubes oferecessem mais segurança jurídica, pois transformando-se em empresas, conseguem pedir recuperação judicial e negociar dívidas por meio da Justiça, entre outras conquistas.


Notícia enviada por: Paulo em 05/06/2023