Chapecoense sofre goleada em casa e se complica na luta contra o rebaixamento

22/10/2024

A Chapecoense foi derrotada pelo Goiás por 4 a 0, na noite desta segunda-feira (21), na Arena Condá, em Chapecó, em confronto válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O revés deixa o time catarinense em situação delicada, estacionado nos 37 pontos e ainda ameaçado pelo rebaixamento. Enquanto isso, o Goiás, com a vitória, alcança os 45 pontos, afastando-se de qualquer risco de descenso.

Foto: Tiago Meneghini | ACF
Foto: Tiago Meneghini | ACF

O jogo

A partida começou equilibrada, mas o Goiás foi eficiente nas oportunidades que teve. Aos 16 minutos, o time visitante abriu o placar após um cruzamento de Sander pela esquerda. A defesa da Chapecoense não conseguiu afastar, e Juninho aproveitou para marcar o primeiro gol. O Verdão do Oeste sentiu o golpe e viu a situação piorar aos 40 minutos, quando Rildo foi derrubado na área. O árbitro assinalou o pênalti, e o goleiro Tadeu ampliou a vantagem ao converter a cobrança, deixando o placar em 2 a 0.

No segundo tempo, a Chapecoense voltou com a necessidade de reagir, mas foi surpreendida novamente. Aos 18 minutos, após cobrança de escanteio de Rafael Gava, Lucas Ribeiro aproveitou a sobra na área e fez o terceiro gol. A equipe catarinense tentou pressionar, mas não conseguiu levar perigo ao adversário. Aos 24 minutos, Tadeu, além de ser decisivo nas defesas, lançou a bola para Paulo Baya, que cruzou na medida para Jhon Vásquez fechar o placar com um cabeceio certeiro: 4 a 0.

Situação delicada

Com o resultado, a Chapecoense segue com 37 pontos, apenas três à frente da zona de rebaixamento. A goleada sofrida em casa preocupa, pois a equipe catarinense pode ver os adversários diretos na luta pela permanência se aproximarem na tabela ao fim da rodada.

Para o técnico Gilmar Dal Pozzo, a derrota representa um grande golpe nas ambições do clube em garantir a permanência na Série B sem depender dos resultados alheios. "Sabemos da importância de somar pontos em casa, e essa derrota nos deixa em uma situação ainda mais complicada. Agora é trabalhar para corrigir os erros e focar no próximo jogo", disse o treinador.

Próximo desafio

A Chapecoense volta a campo na terça-feira (29), quando enfrentará o Brusque, fora de casa, no estádio Augusto Bauer. A partida será mais uma "decisão" para o time do Oeste catarinense, que precisa urgentemente somar pontos para afastar de vez o risco de queda para a Série C.

Ficha do jogo:

Chapecoense 0 x 4 Goiás

  • Local: Arena Condá, Chapecó
  • Rodada: 33ª da Série B do Campeonato Brasileiro
  • Gols: Jhon Vásquez (16' 1T), Tadeu (40' 1T, pênalti), Lucas Ribeiro (18' 2T), Jhon Vásquez (24' 2T).
Por: Daira Stumer