Campeonato Catarinense de 2018 tem nova fórmula

06/11/2017

Ela foi definida na tarde desta segunda-feira pelos presidentes de clubes durante reunião do Conselho Arbitral realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
Um dos critérios que balizou a definição da fórmula foi o número de datas que a Confederação Brasileira de Futebol (FCF) liberou para os campeonatos estaduais: 18 rodadas. Em cima deles, os dirigentes discutiram várias fórmulas. A vencedora recebeu o voto da maioria.
A reunião foi comandada pelo presidente da FCF Rubens Angelotti, durou mais de três horas e foi aprovada com a seguinte fórmula: todos os clubes se enfrentarão em turno e returno. O campeão catarinense será o clube que chegar em primeiro lugar. Os dois últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. Os clubes vão aguardar pleito que a FCF fará para a CBF. Caso seja aberta mais uma data, haverá a disputa do título, em partida única, entre os dois primeiros colocados. Se a CBF permitir duas datas, haverá duas semifinais em confronto único. O início do campeonato está previsto para o dia 17 de janeiro, com encerramento em 8 de abril de 2018.
Para o presidente da SCCLUBES, a fórmula foi muito discutida pelos dirigentes, que chegaram a um modelo que agradou a maioria. "Queremos uma competição que seja atrativa para o público, interessante para a imprensa e rentável para os clubes. E acredito que esta fórmula aprovada hoje atenda a esses requisitos".
Participaram da reunião os presidentes dos dez clubes que disputarão o Catarinense da Série A 2018: Luiz Henrique Martins Ribeiro (presidente do Tubarão e também da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina), Francisco Batistotti (Avaí), Danilo Rezini (Brusque), Cristopher Nazário Nunes (Internacional), Jaime Dal Farra (Criciúma), Jony Stassun (Joinville), Claudio Vernalha (Figueirense), Plínio De Nês Filho (Chapecoense), Fábio Mendonça (Hercílio Luz) e Jonas Guzatto (Concórdia).
Nesta terça-feira, também na FCF, está prevista a reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Catarinense da Série B de 2018. Na quarta-feira, é a vez do Conselho da Série C.