Associação de Clubes é referência para outros estados
Prestes a completar três décadas de atividades ininterruptas, a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) está fazendo escola. Por causa dos resultados conquistados em nível nacional pelo futebol catarinense nos últimos anos, outros estados estão seguindo o exemplo barriga-verde. Em novembro do ano passado, foi o Amazonas que criou a sua Associação de Clubes. Na semana passada, foram os dirigentes baianos que começaram o trabalho para organizar a sua entidade.
Na terra de todos os santos, nove clubes apoiam a ideia: Bahia, Juazeirense, Bahia de Feira, Ypiranga, Camaçari, Vitória da Conquista, Colo-Colo, Jacuipense e Flamengo de Guanambi. Felipe Sales, mandatário do Jacuipense, e Dário Rego, comandante do Galícia, encabeçam o movimento, que conta também com apoio dos deputados estaduais Marcos Manassés e Roberto Carlos (PDT), que além de parlamentar é presidente da Sociedade Desportiva Juazeirense. Na semana passada, eles se reuniram para definir os próximos passos.
Apesar de ser um dos principais estados na prática do futebol, a Bahia não consegue repetir os mesmos ganhos que outros certames regionais. "Em alguns estados, como Santa Catarina, isso já acontece e obtém sucesso. No caso catarinense, por exemplo, quatro ou cinco times estão na elite ou brigando pela série A", exemplificou Manassés, em entrevista ao portal Bahia Notícias.
A intenção principal da entidade é dar suporte e ajudar na profissionalização das equipes no âmbito nacional do futebol. "A nossa visão é fortalecer os clubes e termos uma assessoria jurídica e contábil, além de melhorar os nossos relacionamentos com as entidades privadas e o poder público", confirmou Dário Rego.
VALE LEMBRAR que a SCLUBES foi criada em junho de 1987 por dez clubes, tendo como idealizador o saudoso Waldomiro Schützler. Hoje, são 28 clubes associados. O objetivo continua o mesmo: lutar pelo desenvolvimento dos clubes de futebol no estado. O atual presidente da SCCLUBES Nilton Macedo Machado tem participado de importantes momentos recentes do futebol nacional: aprovação do PROFUT em Brasília (foto), criação da Liga Sul-Minas-Rio, onde é vice-presidente e, quase sempre, é solicitado sobre como funciona a Associação de Clubes no estado.