Associação de Clubes cria ciclo de debates e primeiro tema será a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados tem a ver com o futebol? Sim, a LGPD tem muito a ver com o futebol.
Atenta a tudo o que essa lei impacta no dia a dia das agremiações, a Associação dos Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) escolheu esse tema para dar a largada no "Ciclo Permanente de Debates sobre Assuntos Relacionados ao Futebol", que estreia nesta sexta-feira (dia 6), às 14h30min.
A apresentação desta semana será comandada por Ramicés dos Santos Silva, Chief Information Security Officer da SAFERA Data Protection, e é destinada, especialmente, aos profissionais que atuam nos setores jurídico e de marketing dos clubes.
A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020, sendo aplicável a todas as instituições que, de alguma forma, tratam com dados pessoais. "Qualquer ação que façam com um dado pessoal do torcedor ou informações contratuais, deve ser realizada em conformidade com a LGPD", ressalta consultor jurídico da Associação Sandro Barreto. Segundo ele, existem muitas situações cotidianas de um clube que a LGPD pode atingir, devendo as agremiações estarem preparadas, com suporte técnico e especializado.
"Os clubes de futebol devem se adequar o mais rápido possível à Lei. Por isso, estamos começando o Ciclo com esse tema", reforça o diretor executivo da SCClubes Cláudio Gomes.
Criado dentro da programação dos 35 anos de fundação da Associação, que será comemorado em 1º de junho do ano que vem, o Ciclo Permanente visa trazer luz a temas que interessam diretamente à profissionalização dos clubes de futebol de Santa Catarina. A meta é realizar um por mês e na lista já estão previstos temas como o marketing do futebol, Lei Pelé, estruturação dos departamentos que trabalham com a formação do atleta etc.
Notícia enviada por: Paulo em 05/08/2021